quinta-feira, 25 de junho de 2009

O que é ser velho?

Conheço jovens de 80 anos e velhos de 20.
O que é ser velho?
O que faz de alguém uma pessoa velha ou envelhecida?
Velha é a pessoa que perdeu a vontade de aprender. Velha é a pessoa cheia de verdades e sem disposição para aceitar a diversidade de opiniões, as diferenças individuais. Velha é a pessoa que faz tudo sempre da mesma maneira e que se irrita quando as circunstâncias a obrigam mudar. Velha é a pessoa que não quer mais ler, estudar, participar. Velha é a pessoa que desistiu de olhar para o mundo e para os outros. Velha é a pessoa que sente piedade de sua própria velhice e curte a solidão do abandono, fechada num quarto de espelhos, culpando o mundo pela sua infelicidade. Assim, ser velho ou velha independe da idade cronológica, pois há pessoas de pouca idade que vivem dessa maneira.
Uma das coisas mais bonitas que vejo são pessoas de idade avançada sabendo conviver com sua experiência. Não são assanhadas demais, nem tristes.
Sabem seus limites. Fazem-se respeitar pelo equilíbrio, por uma alegre sobriedade que transpira a sabedoria que só os anos são capazes de nos dar. Não gosto de ver pessoas de idade fazendo-se adolescentes, comportando-se como se tivessem quinze anos, seja no falar, no trajar, nas situações sociais. Parecem ter perdido a noção do ridículo, querendo ser o que não são, com saudade do que talvez nunca tenham sido - jovens felizes.
Num mundo de mudanças velozes, cuidar da cabeça é fundamental. Temos que ter coragem e decisão para aprender coisas novas e, principalmente, desaprender as que não nos servem mais. E ainda ter sabedoria para distinguir as novidades passageiras, dos valores permanentes que devem ser mantidos e preservados, apesar das mudanças na tecnologia e na ciência. Honestidade, ética, respeito e lealdade são valores permanentes. Da mesma forma são a família e as amizades.
E você?
Como se sente?
Você é velho ou jovem?
Pense nisso!

(autor desconhecido - recebido por e-mail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala Amada!